segunda-feira, 5 de novembro de 2018
quarta-feira, 24 de outubro de 2018
MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS
ESCOLARES
Os desafios que a
Biblioteca nos impõe devem ser individuais e coletivos. Por isso, perante a
proposta de reflexão lançada este ano para o Mês Internacional da Biblioteca
Escolar,
vamos responder
individualmente, com a dedicação que cada um põe no seu trabalho, e em rede,
com a consciência de que:
-Com
a Biblioteca Escolar TODOS LEEM;
-Com
a Biblioteca Escolar TODOS DESCOBREM;
-Com
a Biblioteca Escolar TODOS PARTILHAM;
-Com
a Biblioteca Escolar TODOS CRIAM;
A
todos desejo que a celebração em torno do Mês Internacional das Bibliotecas
Escolares se traduza num ano inteiro de boas experiências!
Votos
de bom trabalho!
A profª Conceição Silva
DESAFIO–CRIA O LOGóTIPO PARA
A
TUA BIBLIOTECA
Este desafio integra-se na comemoração do dia da Biblioteca
Escolar e pretende desafiar os
alunos do 2.º e 3.º
ciclo da Escola Básica João Afonso de Aveiro a criarem o logotipo para a nossa biblioteca.
Conteúdo e Apresentação
Numa folha desenha o
logotipo seguido de um pequeno parágrafo a explicar a tua ideia.
Identificação
Cada trabalho deve estar
identificado com o nome, turma e o ano de escolaridade do aluno.
Participantes
Todos os alunos do 2º e 3ºciclos
que poderão participar individualmente ou em pares.
Local e prazo de entrega
Na tua Biblioteca até 30 de novembro 2018.
Será atribuída uma
pequena lembrança ao aluno vencedor.
Divulgação dos trabalhos
Todos os trabalhos serão
expostos na Biblioteca Escolar e o trabalho vencedor será publicado na página e
no facebook da
Biblioteca Escolar.
terça-feira, 16 de outubro de 2018
Dia da Alimentação
Dramatização do Conto " Caldo de Pedra" Versão séc. XXI.
Foi com entusiasmo e expectativa, que as turmas receberam o protagonista principal deste conto,o frade, vestido a preceito.
A sopa ficou um manjar dos deuses, melhor dizendo, dos "Anjos"!
Um conto muito antigo, mas cuja moral se mantém muito atual.
Dramatização do Conto " Caldo de Pedra" Versão séc. XXI.
Foi com entusiasmo e expectativa, que as turmas receberam o protagonista principal deste conto,o frade, vestido a preceito.
A sopa ficou um manjar dos deuses, melhor dizendo, dos "Anjos"!
Um conto muito antigo, mas cuja moral se mantém muito atual.
segunda-feira, 15 de outubro de 2018
DIA DA ALIMENTAÇÃO
16 de outubro
LER E COMER, O MESMO PRAZER!
Desfruta a tua Biblioteca!
Adivinhas, expressões populares, conto "Caldo de Pedra"...
A biblioteca preparou-te uma surpresa para este dia!
Vai ser de partir o coco!
Vais ver! são favas contadas !
Aparece!
Expressões idiomáticas, adivinhas… para uma mente sã!
Desafio:
Os três primeiros alunos a dirigirem-se à Biblioteca e darem a solução correta às adivinhas, recebem um prémio saudável.
Vê se adivinhas!
1. Sou um fruto do outono, quando chego a amadurecer, dou um trabalho ao dono, se ele me quiser comer.
2. Por fora somos peludos, amarelos ou vermelhos e muito suculentos.
3. O que é, o que é, que tem escamas e não é peixe, tem coroa mas não é rei?
4. Que fruta se usa no trabalho?
5. O que é, o que é, um mundo verde onde a terra é vermelha e as sementes são pretas?
6. Tem a casa bem guardada, ninguém lhe pode mexer, sozinha ou acompanhada, em novembro nos vem ver.
7. Vestida de amarelo, no cacho me criei, sou muito saborosa e ao macaco encantei.
8. Sou verdinho e tão azedo, que poucos conseguem saborear, mas em sumo ou na salada, todos me vão adorar.
quinta-feira, 4 de outubro de 2018
Dia Mundial do Animal - 04 de outubro
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como o homem trata os seus animais".
Mahatma Gandhi
BIBLIOTECA AMIGA DOS ANIMAIS
Foi com muito entusiasmo que os alunos contribuíram com a foto do seu animal, tendo sido as mesmas expostas no corredor exterior da escola.
Esta foi uma forma de sensibilizar os alunos para os direitos dos animais, partilhar sentimentos e dá-los a conhecer aos colegas de forma a estreitar laços e partilha de saberes entre si e a comunidade.
BOM ANO LETIVO 2018 - 2019
A Biblioteca deseja a todos um bom regresso!
Aqui tens sonhos,emoções,fantasia,novas descobertas, enfim…terei muita
alegria em estar ao teu lado, nesta busca do conhecimento.

A partir do tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o International School Library Month (ISLM) em 2018, "Why I love my school library", a RBE procurou uma formulação que melhor traduzisse para a língua portuguesa a ideia transmitida, optando-se por uma linguagem híbrida em que todas as gerações se reveem: “Eu ♥ biblioteca escolar”.
Como habitualmente, o Dia Internacional da Biblioteca Escolar será assinalado na quarta segunda-feira de outubro, dia 22.
Para além das propostas da IASL disponíveis aqui, a Rede de Bibliotecas Escolares lança o habitual desafio, para assinalar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e celebrar a importância das bibliotecas e de tudo o que têm de bom.
Dia Mundial da Música, 01 de outubro
Mesmo fora de portas a Biblioteca deu ” Música às palavras”.
Mesmo fora de portas a Biblioteca deu ” Música às palavras”.
Comemoramos este dia contando com a
colaboração dos professores de música e alunos do 5º ano.
Vejam como foi divertida a
atividade ”Dá música às palavras”!
Faz um like na página do facebook:bibliojafonsoaveiro@gmail.com
sábado, 30 de junho de 2018
CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS E MENÇÕES HONROSAS QUE DECORREU NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DO PORTO
A cerimónia decorreu no dia 29 de junho entre as 15h00 e as 17h00, tendo sido premiada com "MENÇÃO HONROSA", a aluna Matilde André, do 6.º E.
Na cerimónia, para além de outras individualidades, estiveram presentes a Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Pargana Silva; a Coordenadora do Plano Nacional de Leitura, Margarida Toscano e o Secretário-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, David Xavier.
Na cerimónia, para além de outras individualidades, estiveram presentes a Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Pargana Silva; a Coordenadora do Plano Nacional de Leitura, Margarida Toscano e o Secretário-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, David Xavier.
Parabéns à aluna e a todos os envolvidos na atividade, pela representação da nossa escola.
quarta-feira, 23 de maio de 2018
quinta-feira, 10 de maio de 2018
MENÇÃO HONROSA
Concurso Media@ção
Prémios 2018
categoria :1.º/ 2.º ciclos do ensino básico
Título/ tema: Tecnologias, legos e muito mais…
Autores (aluna):Matilde Ferreira André
Professor orientador :Teresa Marçal
Escola/ AE :Escola Básica João Afonso de Aveiro | Agrupamento de Escolas de Aveiro.
Ver trabalho no site abaixo
Foram recebidos 130 trabalhos, 93 na categoria 3.º ciclo/ secundário e 37
na categoria 1.º/ 2.º ciclos do ensino básico, dos quais 122 em formato vídeo e
8 em formato podcast. De acordo com os critérios definidos no
regulamento e a análise efetuada, o júri do concurso Media@ção,
constituído por representantes da Presidência do
Conselho de Ministros (PCM), Comissão Nacional da Unesco (CNU), Direção-Geral da Educação (DGE), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Fundação PT, Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) e Rede de Bibliotecas
Escolares, decidiu atribuir os seguintes Prémios e Menções: MENÇÃO HONROSA.
Parabéns à aluna e à professora!
Parabéns à aluna e à professora!
domingo, 22 de abril de 2018
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
12ª EDIÇÃO – 2017 | 2018
FASE NACIONAL - PROCEDIMENTOS
A Fase Nacional da 12.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura [CNL] cumpre-se entre os dias 5 de junho de 2018 e 10 de junho de 2018, data de celebração da língua portuguesa.
Nesta Fase haverá:
Uma prova escrita de pré-seleção, que decorrerá online;
Uma prova pública final de palco.
Datas:
Prova escrita de pré-seleção:
o 5 de junho de 2018, pelas 14.30h – para os alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário
o 7 de junho de 2018, pelas 10.30 – para os alunos do 1º ciclo
Prova pública de palco
o 10 de junho de 2018 – para todos os alunos
Localização:
Prova escrita de pré-seleção: decorrerá nas Bibliotecas Escolares
Prova pública de palco: a definir
Prova escrita de pré-seleção
Nesta prova participarão todos os alunos vencedores, conforme Regulamento.
A prova realizar-se-á sob a supervisão dos professores bibliotecários, num formulário online.
A elaboração da prova e a sua avaliação é da responsabilidade de um júri designado pelo PNL
O PNL disponibilizará aos professores bibliotecários diretamente envolvidos no processo, no dia agendado para a prova, o link para o formulário que os alunos deverão preencher e submeter.
A prova permitirá ao júri avaliar a interpretação de um texto, disponibilizado no próprio formulário, através da expressão escrita.
A prova terá a duração de 60 minutos. Deverá ser submetida pelos alunos, no máximo:
2º Ciclo, 3º Ciclo e ensino secundário – até às 16.00 horas do dia 5 de junho de 2018;
1º Ciclo – até às 12.00 horas do dia 7 de junho de 2018:
Os vencedores desta prova de pré-seleção serão anunciados no decorrer da prova pública final do dia 10 de junho de 2018.
Prova pública de palco
Para a prova pública de palco todos os alunos vencedores, conforme Regulamento, deverão levar um texto de qualquer género literário, previamente escolhido por si, escrito em língua portuguesa.
Antes do início da prova pública de palco serão anunciados os 20 alunos com a melhor prestação na prova escrita de pré-seleção. Serão apenas esses 20 alunos que irão realizar a prova pública de palco.
A prova pública de palco decorrerá em dois momentos:
Leitura expressiva do texto que o aluno preparou previamente – 3 minutos
Apresentação de uma argumentação em defesa do texto escolhido – 3 minutos
A prova permitirá ao júri nacional avaliar a interpretação de um texto literário, através da expressão oral.
12ª EDIÇÃO – 2017 | 2018
FASE NACIONAL - PROCEDIMENTOS
A Fase Nacional da 12.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura [CNL] cumpre-se entre os dias 5 de junho de 2018 e 10 de junho de 2018, data de celebração da língua portuguesa.
Nesta Fase haverá:
Uma prova escrita de pré-seleção, que decorrerá online;
Uma prova pública final de palco.
Datas:
Prova escrita de pré-seleção:
o 5 de junho de 2018, pelas 14.30h – para os alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário
o 7 de junho de 2018, pelas 10.30 – para os alunos do 1º ciclo
Prova pública de palco
o 10 de junho de 2018 – para todos os alunos
Localização:
Prova escrita de pré-seleção: decorrerá nas Bibliotecas Escolares
Prova pública de palco: a definir
Prova escrita de pré-seleção
Nesta prova participarão todos os alunos vencedores, conforme Regulamento.
A prova realizar-se-á sob a supervisão dos professores bibliotecários, num formulário online.
A elaboração da prova e a sua avaliação é da responsabilidade de um júri designado pelo PNL
O PNL disponibilizará aos professores bibliotecários diretamente envolvidos no processo, no dia agendado para a prova, o link para o formulário que os alunos deverão preencher e submeter.
A prova permitirá ao júri avaliar a interpretação de um texto, disponibilizado no próprio formulário, através da expressão escrita.
A prova terá a duração de 60 minutos. Deverá ser submetida pelos alunos, no máximo:
2º Ciclo, 3º Ciclo e ensino secundário – até às 16.00 horas do dia 5 de junho de 2018;
1º Ciclo – até às 12.00 horas do dia 7 de junho de 2018:
Os vencedores desta prova de pré-seleção serão anunciados no decorrer da prova pública final do dia 10 de junho de 2018.
Prova pública de palco
Para a prova pública de palco todos os alunos vencedores, conforme Regulamento, deverão levar um texto de qualquer género literário, previamente escolhido por si, escrito em língua portuguesa.
Antes do início da prova pública de palco serão anunciados os 20 alunos com a melhor prestação na prova escrita de pré-seleção. Serão apenas esses 20 alunos que irão realizar a prova pública de palco.
A prova pública de palco decorrerá em dois momentos:
Leitura expressiva do texto que o aluno preparou previamente – 3 minutos
Apresentação de uma argumentação em defesa do texto escolhido – 3 minutos
A prova permitirá ao júri nacional avaliar a interpretação de um texto literário, através da expressão oral.
segunda-feira, 16 de abril de 2018
RESULTADO DO CONCURSO MUNICIPAL DE LEITURA
Felicito todos os participantes da 2ª fase do CIL, assim como, todos os Professores envolvidos, agradecendo o empenho demonstrado. Este ano foi evidente a melhoria na leitura feita em voz alta.
Parabéns!
Os vencedores e suplentes apurados para a fase seguinte são:
1º ciclo – Catarina Luís A. S. Cristo (EB Esgueira).
Suplente – Rosalina Capingano Braga (EB Barrocas).
2º ciclo – Matilde Vieira (EB João Afonso)
Suplente – Carolina Vieira (EB São Bernardo).
3º ciclo – Bruna Tavares dos Santos (EB São Bernardo).
Suplente – Catarina Filipa Fonseca Baltazar Silva (ES Mário Sacramento).
Ensino Secundário – Joana Maria G. F. de Castro (ES Homem Cristo).
Suplente – Sofia Loureiro Pedreiras (ES Jaime Magalhães Lima).
Os livros selecionados para a final, que será em Águeda no dia 19 de maio, são os seguintes:
1º ciclo - "O salto do gafanhoto" de Margarida Fonseca Santos.
2º ciclo - "Histórias que me contaste tu" de Manuel António Pina.
3º ciclo - "O rapaz do caixote de madeira" de Leon Leyson
ES – “O menino de Cabul” de Khald Hosseini.
A professora Bibliotecária,
Conceição Henriques
sexta-feira, 2 de março de 2018
SEMANA DA LEITURA
ESCOLA EB 2/3
"JOÃO AFONSO DE AVEIRO"
Sugestões de Leituras:
IKEA - ENLOUQUEÇA VOCÊ MESMO
Os problemas dos
clientes do IKEA começam no nome da loja. Diz-se "Iqueia" ou "I quê
a"? E é "o" IKEA ou "a" IKEA"? São ambiguidades
que me deixam indisposto. Não saber a pronúncia correta do nome da loja em que
me encontro inquieta-me. E desconhecer o género a que pertence gera em mim uma
insegurança que me inferioriza perante os funcionários. Receio que eles
percebam, pelo meu comportamento, que julgo estar no "I quê a",
quando, para eles, é evidente que estou na "Iqueia".
As dificuldades, porém,
não são apenas semânticas mas também conceptuais. Toda a gente convencida de
que o IKEA vende móveis baratos, o que não é exatamente verdadeiro. O IKEA
vende pilhas de tábuas e molhos de parafusos que, se tudo correr bem e Deus
ajudar, depois de algum esforço hão de transformar-se em móveis baratos. É uma
espécie de Lego para adultos. Não digo que os móveis do IKEA não sejam baratos.
O que digo é que não são móveis. Na altura em que os compramos, são um puzzle.
A questão, portanto, é saber se o IKEA vende móveis baratos ou puzzles caros.
Há dias, comprei no IKEA um móvel chamado Besta. Achei que combinava bem com a
minha personalidade. Todo o material de que eu precisava e que tinha de levar
até à caixa de pagamento pesava seiscentos quilos. Percebi melhor o nome do
móvel. É preciso vir ao IKEA com uma besta de carga para carregar a tralha toda
até à registadora. Este é um dos meus conselhos aos clientes do IKEA: não vá
para lá sem duas ou três mulas. Eu alombei com a meia tonelada. O que poupei
nos móveis, gastei no ortopedista. Neste momento, tenho doze estantes e três
hérnias.
É claro que há aspetos positivos: as
tábuas já vêm cortadas, o que é melhor do que nada. O IKEA não obriga os
clientes a irem para a floresta cortar as árvores, embora por vezes se sinta
que não faltará muito para que isso aconteça. Num futuro próximo, é possível
que, ao comprar um móvel, o cliente receba um machado, um serrote e um mapa de
determinado bosque na Suécia onde o IKEA tem dois ou três carvalhos debaixo de
olho que considera terem potencial para se transformarem numa mesa-de-cabeceira
engraçada.
Por outro lado, há problemas de solução
difícil. Os móveis que comprei chegaram a casa em duas vezes. A equipa que
trouxe a primeira parte já não estava lá para montar a segunda, e a equipa que
trouxe a segunda recusou-se a mexer no trabalho que tinha sido iniciado pela
primeira. Resultado: o cliente pagou dois transportes e duas montagens e
ficou com um móvel incompleto. Se fosse um cliente qualquer, eu não me importaria.
Mas como sou eu, aborrece-me um bocadinho. Numa loja que vende tudo às peças
(que, por acaso, até encaixam bem umas nas outras) acaba por ser irónico que o
serviço de transporte não encaixe bem no serviço de montagem. Idiossincrasias
do comércio moderno.
Que fazer, então? Cada cliente terá o seu modo de reagir. O meu é este:
para a próxima, pago com um cheque todo cortado aos bocadinhos e junto um rolo
de fita gomada e um livro de instruções. Entrego metade dos confetti num dia e a outra metade no outro. E os
suecos que montem tudo, se quiserem receber.
NOTA:
INGVAR KAMPRAD, o dono e
fundador da icónica marca de mobiliário sueca IKEA, morreu aos 91 anos, no dia
27 de janeiro de 2018.
ARTIGO DE OPINIÃO
DE:
A CONSEQUÊNCIA DOS SEMÁFOROS
"Odeio semáforos. Em primeiro lugar porque estão sempre
vermelhos quando tenho pressa e verdes quando não tenho nenhuma, sem falar do
amarelo, que provoca em mim uma indecisão terrível: travo ou acelero? Travo ou
acelero? Acelero, depois travo, volto a acelerar e ao travar de novo já me
entrou uma furgoneta pela porta, já se juntou uma data de gente na esperança de
sangue, já um tipo, de chave-inglesa na mão, saiu da furgoneta a chamar-me seu camelo,
já a companhia de seguros me propõe calorosamente que a troque por uma rival
qualquer, já não tenho carro por uma semana, já me ponho na borda do passeio a
fazer sinais de náufrago aos táxis, já pago um dinheirão por cada viagem e,
ainda por cima, tenho de aturar o pirilampo mágico e a Nossa Senhora do
alumínio do tablier, o esqueleto de plástico pendurado do retrovisor, o
autocolante da menina de cabelos compridos e chapéu ao lado do aviso «Não fume
que sou asmático», proximidade que me leva a supor que os problemas
respiratórios se acentuaram devido a alguma perfídia secreta da menina que não
consigo perceber qual seja.
A segunda e principal razão que me leva a odiar os semáforos é
porque de cada vez que paro, me surgem, no vidro da janela, criaturas
inverosímeis: vendedores de jornais, vendedores de pensos rápidos, as senhoras
virtuosas com uma caixa de metal ao peito que nos colam autoritariamente sobre
o coração o caranguejo do cancro, os matulões da Liga dos Cegos João de Deus
nas vizinhanças de um altifalante sobre uma camioneta com um espadalhão novo em
folha em cima, o sujeito digno a quem roubaram a carteira e que precisa de
dinheiro para o comboio do Porto, o tuberculoso com o seu atestado
comprovativo, toda a casta de aleijões (microcefálicos, macrocefálicos, coxos,
marrecos, estrábicos divergentes e convergentes, bócios, braços mirrados, mãos
com seis dedos, mãos sem dedo nenhum, mongoloides, dirigentes de partidos
políticos, etc.), sem contar o grupo de Bombeiros Voluntários que necessita de
uma ambulância, os novos finalistas de Coimbra, de capa e batina, que decidiram
fazer uma viagem de fim de curso à Birmânia, e a rapaziada da heroína que não
conseguiu roubar nenhum leitor de cassetes nesse dia.
Resultado: no primeiro semáforo já não tenho trocos. No segundo já
não tenho casaco. No terceiro não tenho sapatos. No quinto estou nu. No sexto
dei o Volkswagen. No sétimo aguardo que a luz passe a encarnado para assaltar
por meu turno, de mistura com uma multidão de bombeiros, de estudantes, de
drogados e de microcefálicos, o primeiro automóvel que aparece. Em média, mudo
cinco vezes de vestimenta e de carro até chegar ao meu destino, e quando chego,
ao volante de um camião TIR, a dançar numas calças enormes, os meus amigos queixam-se
de eu não ser pontual.
António Lobo Antunes,
Livro de crónicas, 2ª ed.,
Lisboa:
Publicações Dom Quixote, 1999, pp.21-22
VOCABULÁRIO
1 Inverosímil:
improvável, que não tem aparência de verdade. 2 Aleijão: pessoa com grave
deformação física. 3 Microcefálico: pessoa com massa encefálica diminuta. 4
Macrocefálico: pessoa com desenvolvimento excessivo da cabeça. 5 Estrábico:
pessoa que tem estrabismo, uma doença ocular em que os raios visuais se desviam
de modo a impedir as pupilas de se moverem ou verem simultânea e regularmente.
6 Bócio: aumento patológico do volume da tiroide. 7 Mongoloide: expressão
popular referente a quem é portador de síndrome de Down.
ANTÓNIO LOBO ANTUNES 1942-...Psiquiatra.
Autor de obras como Memória de elefante (1979), Os cus de Judas (1979), A
explicação dos pássaros (1981), Auto dos danados (1985), As naus (1988), Manual
dos inquisidores (1996), Não entre tão depressa nessa noite escura (2000), Segundo
livro de crónicas (2002), Comissão das lágrimas (2011), entre muitas outras.
Proposta de escrita
A vida quotidiana é
vista por muitos como difícil. As razões são inúmeras: o trânsito, a falta de
tempos livres, o tempo de descanso reduzido... Produz um texto de opinião,
tendo em conta os tópicos apresentados. O texto deverá ter uma introdução, um
desenvolvimento e uma conclusão. • Apresentação do tema a discutir. • Indicação
da posição relativamente ao tema. • Exposição de dois argumentos que reforcem a
posição pessoal. • Referência de exemplos da vida quotidiana que comprovem os
argumentos. • Retoma da posição defendida.
CARA
DE CAMELO ENGASGADO
Quando
se zangava e se punha amuada, a minha amiga Sara ficava com cara de camelo
engasgado.
Eu
nunca vi um camelo engasgado. Nem um camelo constipado. Nem um camelo que não
tenha aquela cara de camelo dos camelos que estão no Jardim Zoológico e nos
filmes.
Mas quando a minha amiga Sara ficava
zangada, toda a gente olhava para ela, mesmo os que nunca tinham visto um
camelo, percebiam logo que ela estava com cara de camelo engasgado.
O pior é que ela não gostava nada que
lhe dissessem isso. E quando lho diziam, a Sara ainda se zangava mais e
protestava e barafustava e ficava cada vez mais com cara de camelo engasgado.
Um dia, estava ela muito amuada e eu disse-lhe que estava com cara de camelo daqueles
mesmos muito engasgados. E ela barafustou, protestou, rezingou, como era de
costume. E a cara ia ficando cada vez pior.
- Eu não estou com cara de camelo
engasgado! Eu não estou com cara de camelo engasgado! Eu não estou com cara de
camelo engasgado! – Gritava ela.
Eu peguei nela por um braço e levei-a ao
espelho. Ela ficou muito admirada a olhar para o espelho. Olhou para mim, olhou
para o espelho, voltou a olhar para mim e voltou a olhar para o espelho e, por
fim, desatou a rir à gargalhada. – Eu estou mesmo com cara de camelo engasgado!
Para meu espanto, a Sara saiu para a rua
a rir e a pular e a dizer a toda a gente: - Olhem para mim! Já viram? Que
engraçado! Eu estou cá com uma cara de camelo engasgado!
Pela primeira vez ninguém reparou que a
Sara ficava com cara de camelo engasgado. Até acharam que ela estava com uma
cara muito divertida.
Não sei se foi ela que nunca mais ficou
amuada ou se foram as pessoas que deixaram de lhe dar importância. A verdade é
que, a partir desse dia, a Sara nunca mais ficou com cara de camelo engasgado.
Em compensação, no Jardim Zoológico, há
um camelo que sempre que se zanga fica mesmo com cara de Sara amuada…
José Fanha
Subscrever:
Mensagens (Atom)







































