quarta-feira, 15 de março de 2017

CONCURSO “FAÇA LÁ UM POEMA”



Parabéns à aluna Carolina Baptista, do 5.º ano, pela atribuição de uma Menção Honrosa.









Ligo a televisão na RTP1,
fala de refugiados caminhando um por um.
Mudo então, para a SIC mas não mudam de assunto, são crianças e adultos
todos ao molho, todos juntos.
Logo à primeira vista
é só isso que parece,
mas são pessoas como nós nenhum ser humano merece!
Foi então que reparei por entre a multidão, uma criança sozinha
estendida no meio do chão.
Sua pele estava seca seus trapos rasgados, seu olhar era triste
seus pensamentos parados.
Enquanto estou a dormir quentinha e aconchegada, sua cama está na rua coberta de noite gelada.
Eu estou em família feliz à mesa sentada, ela perdeu os pais
está triste e esfomeada.
Privilegiada sou
até me sinto culpada,
por que é que eu tenho tudo e os outros não têm nada?
Só vejo países em guerra, cada um com a sua razão, mas afinal de que vale? se só reina a destruição!...

























Pessoas como nós

Se se invertessem os papéis e fosses tu aquela criança,
o que querias mais neste mundo, não seria um lar em segurança?
Como podemos contribuir para melhorar a situação? não é com certeza sentados
à frente da televisão.
Que cada verso signifique cada dor daquela criança, e que todo este poema seja um rasto de esperança.