terça-feira, 24 de outubro de 2017



DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
23 DE OUTUBRO

Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura. A data foi comemorada pela primeira vez em outubro de 1999. As bibliotecas escolares desempenham um papel muito importante nas escolas e são um veículo de transmissão de conhecimento, não apenas através dos livros mas também das atividades que aqui se desenvolvem.



                                     “Deixa Tudo e LÊ”
AS ÁRVORES E OS LIVROS
As árvores como os livros têm folhase margens lisas ou recortadas,e capas (isto é copas) e capítulosde flores e letras de oiro nas lombadas.E são histórias de reis, histórias de fadas,as mais fantásticas aventuras,que se podem ler nas suas páginas,no pecíolo, no limbo, nas nervuras. As florestas são imensas bibliotecas,e até há florestas especializadas,com faias, bétulas e um letreiroa dizer: «Floresta das zonas temperadas».É evidente que não podes plantarno teu quarto, plátanos ou azinheiras.Para começar a construir uma biblioteca,basta um vaso de sardinheiras.
                                                                  Jorge Sousa Braga

O LIVRO… OS AMIGOS
O livro
É um amigo
Que anda contigo
Quando o lês
Entras na história:
Podes ser Indiana Jones,
Romeu, Julieta
Ou um palhaço
Que toca corneta.
Podes ser isso e muito mais …
                                                       (adaptado)
Biblioburro – Uma biblioteca itinerante na Colômbia


As bibliotecas itinerantes assumem variadas formas, consoante as condições geográficas e económicas de cada país. Para além das comuns carrinhas, são utilizados muitos outros tipos de veículos, como sejam barcos, comboios, motorizadas, bicicletas, ou mesmo camelos.
Conheça a biblioteca móvel de Luis Soriano, um professor primário colombiano que, desde há 10 anos, tem vindo a percorrer várias localidades da região de La Gloria com o seu biblioburro.

Nem sempre é possível ter os livros que queremos e o espaço desejável, mas a vontade de ler, pode superar tudo isso. (ver  vídeo)
Proposta de atividade: Elabora um texto, marcador de página ou desenho sobre a forma como imaginas a biblioteca e entrega ao teu professor de Português. Terás direito a prémio e ainda a divulgação no jornal Moliceiro e no Blogue (ver página da escola em Biblioteca).